História da família Zalewski

Lechoslau Zalewski


 
A iniciativa de implantação de uma Associação que viesse a atender pacientes em tratamento oncológico surgiu frente à vontade do Sr. Lechoslau Zalewski em colaborar com esse público. Lechoslau era filho de uma família de cinco irmãos e único ainda vivo. No ano de 2007 tornou pública a sua vontade, que a partir do momento de sua partida desta terra, e sem possuir herdeiros diretos, que o terreno em que residia fosse doado para uma obra que viesse a ajudar pessoas em dificuldades de saúde. Desta forma o terreno sito a Rua Dom Pedro II, 140, Centro da Cidade de Porto União, tornou-se, por vontade de seu proprietário, pertencente à Associação Família Zalewski – Casa de Apoio Amor Fraterno.

 

Terreno doado pelo Sr. Lechoslau Zalewski, para construção da Casa de                                                                                                                                     Apoio  (2007).

Terreno doado pelo Sr. Lechoslau Zalewski, para construção da Casa de
Apoio (2007).


 
Após a partida do Sr. Lechoslau, a Associação deu os seus primeiros passos, na data de 10/07/2008 foi realizado o registro do Estatuto, sob a denominação de Associação Família Zalewski – Casa do Amor, constituída como uma instituição beneficente, com caráter assistencial, sem fins lucrativos e sem vinculações político-partidário, ideológica e religiosa, de cunho assistencial, de duração indeterminada. Tendo como finalidade a prestação de serviços de hospedagem gratuita aos pacientes em tratamento oncológico, no Hospital de Caridade São Braz – Porto União e um acompanhante, visto que a maior parte desses pacientes residem em Municípios mais distantes apresentando desta forma, certa necessidade de permanecer no Município de Porto União, para a realização do tratamento de saúde.
 
A “Casa do Amor”, hoje chamada de Casa de Apoio Amor Fraterno iniciou suas atividades ainda em 2008, realizando diversos eventos, tais como: leilão, rifas, bingo, participação em festas do Município, com o intuito de arrecadar recursos financeiros para a construção da sede. No ano de 2011 um empresário de Porto União sensibilizado com o trabalho desenvolvido cedeu uma propriedade na área central de Porto União, sito à Rua Matos Costa nº 131, para que a entidade pudesse contar com espaço próprio para desenvolver seus trabalhos. Neste local foi instalado o Bazar Permanente (venda das doações). Para a estruturação e manutenção da sede o apoio dos voluntários foi essencial. Hoje a entidade conta com aproximadamente 60 pessoas diretamente ligadas como voluntários e outras tantas atuando indiretamente.
 
Sede Provisória

Sede Provisória

Grupo de Voluntários (2011)

Grupo de Voluntários (2011)


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desde o início a entidade sempre dependeu de doações tanto para estruturar a sede provisória, quanto para o atendimento de pacientes e a venda das doações no Bazar. Cabe destacar que o Bazar foi e ainda é a principal fonte de renda para a construção da sede.
 
Atualmente a Casa de Apoio Amor Fraterno atende toda a Região do Planalto Norte Catarinense e Sul do Paraná, perfazendo um total de 21 Municípios.
 
Em março de 2012 iniciou a construção do grande sonho: a sede definitiva, no terreno doado para tal fim. Com os recursos financeiros acumulados desde o ano de 2008, através de doações e gestos de solidariedade da comunidade, colaboração dos voluntários e empresários da Cidade a obra foi ganhando forma, chegando ao estágio atual, no qual os quatros pavimentos estão em fase de acabamento.
 
Com a conclusão desta grande obra será possível à ampliação das ações já realizadas e acrescentar novas atividades, bem como o aumento significativo do número de pessoas atendidas pela Instituição.
 
Obra da Casa de Apoio Amor Fraterno (outubro de 2014)

Obra da Casa de Apoio Amor Fraterno (outubro de 2014)


 
Grupo de Voluntários 2013/2014

Grupo de Voluntários 2013/2014

Grupo de Voluntários 2013/2014

Grupo de Voluntários 2013/2014